Winning strategies for a championship performance
Using Sports to Learn and Teach Life Lessons
QUEM SOU EU?
Meu nome é Carlos Moreno e me apaixonei pelo vôlei literalmente antes de poder engatinhar - foi amor à primeira vista.
Cresci ao redor de troféus, assistindo meu pai jogar e treinar (Antonio Carlos Moreno, capitão da Seleção Brasileira de Vôlei e participante de 4 Olimpíadas), o que estabeleceu um padrão bem alto no que diz respeito à minha relação com os esportes de alta performance.
Depois de esgotar as chances de jogar no Brasil, embarquei em uma aventura para os Estados Unidos, para jogar pela Brigham Young University (BYU) sob a tutela do legendário o técnico Carl McGown.
Coach Carl, mudou praticamente tudo, desde a postura dos dedos da minha manchete até o modo como eu enxergava o jogo, o que me rendeu um titulo de campeão nacional na disputadíssima NCAA, bem como todos os prêmios individuais que um jogador de vôlei pode acumular aqui nos Estados Unidos (algo nunca alcançado antes).
Depois da BYU, passei 11 anos jogando vôlei profissional na Europa. Foram 4 países, novas línguas, diferentes culturas, muita aprendizagem e um titulo em cada um dos campeonatos que eu disputei.
Passados 10 anos, me casei e queria realizar o sonho de ser pai - havia alguns aspectos dessa aventura nômade que não eram realmente compatíveis para a vida que eu gostaria de proporcionar a minha família - mas ao mesmo tempo, queria estar perto do vôlei, então decidi me tornar treinador de vôlei.
Hoje, já são 7 anos de Estados Unidos e a 4 sou assistente técnico da Arizona State University, da qual joga a melhor e mais disputada conferência nacional Americana – a NCAA.